Playa del Carmen – A melhor parte do Caribe Mexicano

Playa del Carmen

O viajante que planeja ir para Cancun às vezes nunca nem ouviu falar sobre Playa del Carmen. É uma pena. Para mim, Playa é a melhor parte do Caribe mexicano.

Playa del Carmen era um vilarejo utilizado como ponto de partida para  Cozumel. Falarei dela em um post à parte. O pessoal mais descolado saía de Cancun em busca de altos pontos de mergulho, passava por playa e nem se dava conta do que tinha lá. Não sabiam o que estavam perdendo.

Um belo dia alguém pensou: o mar aqui é azul, as águas, quentinhas e paradas, a areia, branca, o visual, paradisíaco. Por que raios isso aqui é apenas um pier? Vamos ficar por aqui!

E ficaram, criaram hoteis, uma bela estrutura. Mas ainda digo que Playa não perdeu seu charme, apesar do banho de civilização que tomou. Só prá dar uma base, existem TRÊS sorveterias Haagen Dazs na quinta avenida, que possui coisa de 1,5 km. Starbucks, Burger King, Mc Donnalds, 7 eleven e etc. também montaram base por lá. O que se vê é um calçadão muito gostoso de se caminhar e passear, com uma praia espetacular ao fundo.

O pier para Cozumel

E a Quinta Avenida

Quando fui para lá, pensei que essa quinta avenida fosse algum trocadilho com a de Nova Iorque. Não tem nada a ver. A cidade é planificada e as ruas possuem números. Ela é apenas uma avenida de número 5 que ficou famosa, assim como a sua co-irmã yankee.

Se você sair da quinta avenida a cidade se torna um vilarejo pobre, mais ou menos como acontece com o Nordeste brasileiro fora do circuito turístico. Não digo que dá medo andar fora dela, mas não tem mais nada de bonito. Ir para Playa é, portanto, ficar na praia o dia todo (ou realizar passeios pela região) e bater perna na Quinta Avenida. Existem diversos restaurantes muito arrumadinhos, bonitos e de ótima qualidade. O preço não é lá muito econômico (se você andar uma rua ele cai pela metade) mas o charme compensa. Prepare-se para gastar bons dias de passeio.

O que fazer e prá onde ir?

De Playa você pode fazer como a turma do passado e ir para Cozumel. Além disso, está mais próximo dos parques temáticos Xcaret, Xplor e Xel-Há e também de Tulum.

Muitos fazem apenas um bate-volta de Cancun ou continuam usando a cidade como pier para Cozumel. Uma pena. Na minha viagem para o México deixei mais dias para Playa do que para Cancun, por exemplo.

Também podem fazer como nós e contemplar a maravilhosa praia que temos por lá. O hotel em que ficamos, Mosquito Blue, tem um co-irmão, o Beach, que tem colchões na areia e serviço de praia. Tudo muito bom. Existem outros serviços de praia, onde você pode tirar o dia para descansar.

Preciso de carro?

Prá ficar em Playa, nem pensar. Tudo é feito à pé. O ônibus que sai do aerporto de Cancun te deixa na Quinta avenida com a rua 2. Uma caminhada de uns 500 metros te deixa nos hoteis por ali.

Para os passeios, talvez seja recomendável alugar um carro. Ir para Tulum de excursão, por exemplo, deve ser um saco. Para os parques, eles vendem pacotes na rua que incluem transportes. Ou seja, é desnecessário.

Deixo umas fotos da praia, para a turma ficar babando…

Recomendo altamente ir para lá e gastar uns dias. 🙂

Anúncios