Que dinheiro levar?

Essa normalmente é a primeira pergunta que um viajante faz. O que eu devo levar para uma viagem no exterior?

 

 

Há alguns problemas que decorrem disso. Não é simplesmente uma questão de câmbio. Como disse o Ricardo Freire do Viaje na Viagem, o viajante moderno habilita o cartão de sua conta bancária para sacar diretamente no país de destino, na moeda local. Perde-se uma única vez na conversão, paga-se, normalmente, o dólar comercial do dia na transação (cheque isso com o seu banco) e não se fica sujeito a grandes oscilações no câmbio.

O cartão de crédito é outra ideia fantástica. Tão boa quanto o saque em conta, mas com o inconveniente de se ficar sujeito a câmbio entre a compra e o pagamento da fatura. Se você estiver viajando numa época de câmbio mais tranquilo, não tem problema. O risco é, numa época mais tormentosa, pagar R$ 1,80 no dólar na data da compra e 2,20 no fechamento da fatura. Isso tem que ser considerado.

Então não compensa levar nada de dinheiro?

Também não faria isso. Sair de casa sem dinheiro NUNCA é uma boa ideia. É sempre interessante levar uns dólares ou euros na mão, com você. Coisa de uns EUR 300 ou USD 500. Se você estiver num lugar muito remoto, isso pode resolver seus problemas; se tiver alguma dificuldade tecnológica (a rede do banco fora de área, não encontra caixa eletrônico) idem.

O fato é que o câmbio no Tahiti é fixo para o Euro (119,33 XPF – ou CPF a moeda de lá-  para 1 Euro) o que diminui essa dificuldade. Se eu tivesse que levar algum dinheiro para lá seria Euro. O dólar oscila, os hoteis metem a faca na cotação (prá dar uma ideia, quando estive lá a oficial era 85,5 XPF para cada USD. Só que os hoteis raramente passavam de 80XPF para cada USD. É uma perda considerável.). Nas lojas normalmente o câmbio é melhor. Restaurantes, principalmente os mais famosos de Bora Bora, tem uma cotação ruim, próxima da dos hoteis.

Em resumo: saque internacional no cartão de sua conta corrente, cartão de crédito e um dinheiro na mão, seriam a minha sugestão para a sua viagem.

Anúncios